sexta-feira, 16 de março de 2012

QUESTAO INTERESSANTE ESAF

Mas os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes. Eles viverão no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos. Sim, porque dois terços dos moradores do planeta - cerca de dois bilhões de habitantes - terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos.

(Antônio Ermírio de Moraes, O planeta e o desafio do futuro. Jornal do Brasil, 20 de março de 2005, com adaptações)
Assinale a opção que constitui uma paráfrase coerente e gramaticalmente correta para o trecho acima.
a) Contudo, os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes porque eles viverão em meio a um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos, dado que dois terços dos moradores do planeta - cerca de dois bilhões de habitantes - terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos.
b) Mas os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes, posto que eles viverão no meio de um crescimento entre os povos perigosamente desequilibrados. Sim, pois dois terços dos moradores do planeta (aproximadamente de dois bilhões de habitantes), terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos.
c) Todavia os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes: eles viverão no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos; num planeta em cujos dois terços dos moradores - cerca de dois bilhões de habitantes - terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos.
d) Porém, os problemas do mundo, e dos nossos netos e bisnetos, serão diferentes, pois viverão entre povos de um crescimento perigosamente desequilibrado. Isso, porque cerca de dois bilhões de habitantes do planeta (dois terços deles) terão de se alimentar e educar em nações pobres e sem recursos
e) No entanto, os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes, eles viverão em nações pobres e sem recursos, no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos, onde terão de ser alimentados e educados. Sim, porque serão dois terços dos moradores do planeta - cerca de dois bilhões de habitantes.

RESOLUÇÃO

Na paráfrase há uma transcrição do texto original, utilizando-se novas palavras. 
A coerência – um tema bastante conhecido na Lingüística e muito cobrado em provas de concursos – diz respeito ao modo como os elementos subjacentes à superfície textual vêm a constituir, na mente dos interlocutores, uma configuração veiculadora de sentidos (Koch, 1997). Falando de outra maneira, a coerência pode ser entendida como o princípio de harmonia entre as idéias, opiniões; princípio de não contradição. Alguns comentários: Em todas as alternativas observamos o uso de diferentes elementos de coesão - “contudo” (A), “mas” (B), “todavia” (C), “porém” (D) e “no entanto” (E). Todos eles carregam o mesmo sentido e estão de acordo com o texto do enunciado (“Mas os problemas do mundo dos nossos netos…”). Ao analisarmos a alternativa A, observamos que o primeiro e segundo sinais de pontuação (.) foram substituídos, respectivamente, por “porque” e “dado que”. Sendo assim, o aluno deveria:
1. entender a relação de sentido estabelecida entre as frases do texto do enunciado;
2. entender a relação de sentido ocasionada pela substituição dos pontos por “porque” e “dado que”;
3. verificar se tal substituição tem sentido coerente e compatível com o sentido do texto do enunciado. 
É o que iremos fazer agora! 
Lendo o texto do enunciado… Mesmo não sabendo, pelo texto, quais são os problemas do mundo do autor, sabemos que aqueles que farão parte do mundo de seus netos e bisnetos (1ª frase) serão diferentes . E a partir da 2ª frase, o autor explica a razão de tais diferenças. Diferentemente do autor, seus netos e bisnetos “viverão no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado”. Sendo assim, a frase “Eles viverão no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado (…)” serve para explicar a frase anterior - “Mas os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes”. Analisando a alternativa A:
Considerando a explicação supramencionada, está correto o uso do “porque” em “os problemas do mundo dos nossos netos e bisnetos serão diferentes porque eles viverão em meio a um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos (…)”. Houve, neste caso, a substituição do primeiro ponto (.) por “porque”, um elemento coesivo que estabeleceu uma relação de sentido coerente com o exposto no texto do enunciado. Já o segundo ponto (.) do texto do enunciado foi substituído por “dado que”, uma expressão que quer dizer “uma vez que”, “porque”, “pois”. O uso de “dado que” na frase “dado que cerca de dois bilhões de habitantes terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos” serve para explicar o crescimento considerado perigosamente desequilibrado. Note no texto original, que após o segundo ponto (.) o autor escreve: “sim, porque dois terços (…)”. O “sim” retoma a frase anterior. É como se ele dissesse: “sim, eles viverão no meio de um crescimento perigosamente desequilibrado entre os povos porque dois terços dos moradores do planeta (…) terão de ser alimentados e educados em nações pobres e sem recursos”. 
Gabarito: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário